terça-feira, 24 de novembro de 2009

Copa Sul-Americana

LDU e Fluminense começam a disputar amanhã, em Quito, as finais da Copa Sul-Americana de 2009. Trata-se de um tira-teima das finais da Libertadores de 2008, vencida pelo time do Equador. Aos poucos a segunda competição da CONMEBOL vai caindo nas graças dos apreciadores do futebol sul-americano.

No dia 26/11, durante a reunião do Comitê Executivo da CONMEBOL, em Assunção, estará em debate mais uma vez a possibilidade de o campeão da Copa Sul-Americana garantir vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Caso confirmada, esta novidade começará a valer na edição do próximo ano e fará com que a Copa Sul-Americana seja olhada com simpatia pelos clubes que hoje insistem em desprezá-la.

Certamente, o status passará a ser outro, mas não podemos esquecer que na galeria de campeões desta competição já estão times como San Lorenzo, Boca Juniors e Internacional, teve ainda como finalistas River Plate, Estudiantes (campeão da Libertadores no ano seguinte), Colo Colo. Além de, neste ano, estar repetindo a final da Libertadores do ano passado.

Como já é tradicional, o campeão da Copa Sul-Americana de 2009 estará automaticamente classificado para a disputa de mais dois títulos internacionais: a Recopa Sul-Americana contra o Estudiantes de La Plata, atual campeão da Copa Libertadores; e a Copa Suruga Bank, contra o FC Tokio, atual campeão da Copa da J League. Essas disputas, garantiriam uma receita mínima de US$ 3 milhões de dólares no próximo ano ao time vencedor desta Sul-Americana, podendo aumentar ainda mais com a conquista de cada um desses títulos. Sem falar, na exposição da marca no mercado Sul-Americano e Asiático.

A LDU entra como favorita contra o Fluminense, pela experiência adquirida nas diferentes competições disputadas e conquistadas, nos últimos anos. O time equatoriano foi reestruturado após a disputa do Mundial da FIFA e vem jogando um futebol vistoso. Já o Fluminense, vem embalado pela ótima campanha realizada nos últimos dois meses, coincidindo com o retorno do seu melhor jogador, Fred, que muito provavelmente vai salvar o time carioca da queda para segunda divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário